Você sabe o que é PODCASTING?

ArtigosHey, você! Sim, você mesmo! Já ouviu algum podcast? Não? Mas pelo menos tem ideia do que se trata, não é? Também não? Então vamos deixar de preguiça e entender melhor o que é esta nova maravilha midiática.

Podcasting é uma recente forma de publicação e distribuição de produtos midiáticos pela internet, que podem ser áudios, vídeos, textos, fotos etc. Diferente do Broadcasting (a radiodifusão – onde um programa é transmitido de uma única fonte para muitos ouvintes/expectadores em massa) o Podcasting é um sistema bem mais personalizável.

Você pode assinar gratuitamente o feed de algum site ou blog que mais goste e, daí então, receber todas as novidades deste site diretamente no seu celular, MP3 player, tablet ou computador, automaticamente, sem você nunca mais precisar acessar aquele site ou ficar buscando pelo tema no Google.

É você quem escolhe a programação que quer acompanhar e o horário em que quer ouvir/assistir/ler aquele conteúdo.

Dentre as mídias distribuídas em Podcasting, a que mais tem se destacado é o podcast, um programa de áudio onde uma ou mais pessoas apresentam e debatem os mais variados temas. De arte e cultura à política e esportes, passando por filosofia, saúde, ciência, História… qualquer conteúdo pode virar assunto dentro de um podcast.

E o melhor: é extremamente democrático!

PodcastVocê não precisa de grandes equipamentos e rios de dinheiro. Basta um computador com acesso à internet, um microfone, um software de edição e muita, mas muita criatividade e jogo de cintura para atrair seus ouvintes!

Mas só por que é acessível e democrático, não pense que é algo amadorístico. Alguns programas distribuídos em podcasting ganharam ares de indústria cultural e hoje são produzidos com qualidade ímpar, superior a muitas rádios. Algumas pessoas realmente ganham suas vidas fazendo podcast e distribuindo na internet. E você deve estar se perguntando: “se já se tornou algo profissional, como foi que eu nunca ouvi falar disso antes?” Pergunta difícil, porque podcasts existem aos montes (cerca de 350 em todo o país) e alguns têm média de 300 mil ouvintes por episódio.

Quem acompanha o Covil já deve ter visto algum post sobre participações minhas em podcasts diversos. Isso é porque há quase dois anos eu entrei neste universo e me tornei integrante fixo da equipe do Telhacast – um portal totalmente dedicado à mídia podcast e ao podcasting de um modo geral, com textos didáticos sobre o assunto e, claro, muitos programas para você baixar e ouvir. Até o momento já gravamos 81 episódios do Telhacast!

O programa publicado esta semana, que conta com participação minha, foi um vasto debate, com pouco mais de 1h de duração, sobre o Caso Varginha e a ufologia brasileira de um modo geral. Para ouvir o programa inteiro, basta clicar neste link ou na imagem abaixo.

Caso-Varginha

A idéia deste post, entretanto, não é apenas fazer um jabá descarado do Telhacast, mas principalmente apresentar esta tão democrática mídia ao leitor do Covil. Claro que eu recomendo e muito os episódios do Telhacast, afinal eu faço parte da trupe e me orgulho muito disto. Porém existem tantos outros podcasts fantásticos espalhados pela podosfera brasileira e alguns merecem muito ser conhecidos e ouvidos. Abaixo, portanto, segue uma lista de alguns dos meus favoritos – uns sérios, outros extremamente divertidos. Escolha o estilo que mais lhe agrade, procure um tema que lhe interessa e ouça! Ouça todos e seja bem-vindo à podosfera!

  • NerdCast – É o maior e mais famoso podcast do país. Foi criado pelos dois nerds mais xiitas da internet, que possuem uma bagagem de cultura pop infinita e um humor pra lá de escrachado. Os programas, por mais variados que sejam (e realmente são, pois tratam desde super-heróis até investimento na bolsa de valores), são permeados de referência à cultura nerd e pop e recheados de bom-humor.
  • GeekVox – O GV não é muito diferente do NerdCast. Seus integrantes são animados e divertidos e fazem um programa voltado para o público jovem, também permeado de citações a cultura geek (que não é muito diferente da nerd) e abordando temas leves como profissões, sonhos, bebidas, jogos etc.
  • Na Porteira Cast – Assim como os dois citados acima, o NPC também apresenta seus temas em forma de debate, contando sempre com três ou mais participantes em cada episódio. No entanto este podcast trás uma linguagem diferente ao abordar seus assuntos sob uma visão interiorana, contando sempre com convidados que moram longe das capitais.
  • Enquadrando e Andando – Diferente dos demais já apresentados, o Enquadrando foca em um único assunto: o cinema! Todos os episódios deste podcast apresentam debates (às vezes leves, às vezes profundos) sobre filmes novos e antigos, sempre com bom-humor, dinâmica e vasto conhecimento.
  • Escriba Café – O Escriba foge totalmente à regra dos demais já citados. Em vez de apresentar seu conteúdo em um debate descontraído, seu autor desenvolve e narra um texto sobre determinado assunto, discorrendo fatos da História humana de maneira crítica e aprofundada e aproveitando do background para criar todo um ambiente sonoro, imergindo o ouvinte em sua narrativa. É, talvez, o mais conciso e sério podcast dentre os aqui citados, porém não possui periodicidade e, às vezes, demora meses até que um novo seja publicado – o que é lamentável.
  • Papo Lendário – É exatamente como diz seu nome: um bate-papo sobre lendas e mitos do presente e da antiguidade. Neste podcast se discute toda e qualquer mitologia do mundo, abordando deuses, seres fantásticos, histórias mitológicas, religiões e a influência de tudo isso na nossa cultura e na do mundo.
  • Palavra Chave Podcast – Este é um programa diferente também. Bem mais curto (com cerca de 20 minutos apenas), aborda fatos do cotidiano sob um viés psicológico. O autor é psicólogo e apresenta sozinho o seu programa, firmando seu monólogo sobre teses de psicologia. Infelizmente possui apenas quatro episódios até o momento e espero que tenham mais.
  • Papo Filosófico – Da mesma forma que o Palavra Chave, o Papo Filosófico também está parado e já não publica um episódio novo há um bom tempo. Entretanto vale muito a pena ouvir os que já estão lá. Apresentado por um filósofo, o PF propõe uma visão filosófica sobre seus temas, apresentados em forma de debate com convidados variados. Já falaram ali sobre carnaval, o programa Mais Médicos do Governo Federal, a Televisão etc. Espero que voltem logo a publicar algo novo.
  • Telhacast – Mesmo já tendo citado o Telhacast várias vezes no início deste texto, preciso incluí-lo também aqui na lista de recomendações. O carro chefe do Telha é seu podcast homônimo, porém há muito que se tornou um portal totalmente dedicado a esta mídia. Além de agregar outros podcasts independentes (como o Enquadrando e Andando, o NossoCast e o PlayerCast), ele ainda possui outros dois programas (Os Comentadores, que fala sobre podcasts em si, e o Po(d)ema, dedicado a narrativas poéticas dos próprio integrantes e também dos ouvintes). Além de tudo isso, o Telhacast ainda tem colunas e mais colunas com tutoriais, opiniões e recomendações para quem se interessa pelo sistema podcasting.

Como disse antes, estes são apenas aqueles que mais gosto e ouço com mais frequência. Existem centenas de podcasts diferentes e uma lista completa de todos eles você pode encontrar no site YouTuner.

Agora que já sabe o que são podcasting e podcast, vá ouvir e divirta-se!

3 respostas em “Você sabe o que é PODCASTING?

  1. Saudações povo do Covil.

    Obrigado pela referencia ao Papo Filosófico. Apenas optaria de esclarecer que os hiatos do PF se devem ao fato de que estou estudando e prestando diversos concursos públicos e isso tem me deixado sem tempo para editar e publicar o material que já gravamos.
    Mas o PF continua firme e forte apesar desses lapsos de tempo.
    Peço que curtam a nossa Fã Page no FaceBook http://www.fb.com/aviafilosófica pois é lá que sempre posto as informações sobre os episódios.
    Podem também seguir @aviafilosofica o me seguir @metiane

    Acredito que até o próximo domingo 24/11/2013 já teremos episódio novo publicado.

    Curtir

    • Olá, Márcio! Que bom vê-lo por aqui! E que bom ver que o PF não morreu! hehe
      Entendo bem o que quer dizer, pois eu próprio passo pelo mesmo. Quero sempre manter o Covil atualizado, mas nunca tenho tempo para escrever.
      Obrigado pelo comentário e vá fundo no PF, pois quero ouvir os novos!
      Abraços!

      Curtir

  2. Pingback: Covil do Orc

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s