O Dragão Despertou

Há cerca de 200 anos atrás, na França, durante o auge das consquistas napoleônicas, foi proposto ao Imperador que ele invadisse a China. De imediato Napoleão respondeu: “A China é um imenso dragão adormecido. Quando despertar, o mundo há de tremer. Deixemo-la adormecida.”

E Napoleão, como todo o grande gênio já produzido por este nosso lado do mundo, estava certo! Pois há pouco mais de dez anos, com as reformas econômicas impostas pelo governante Deng Xiaoping, o dragão despertou e, desde então, vem abocanhando o mundo a grandes mordidas, difundindo sua cultura, suas cores, suas caras e, principalmente, seus produtos.

E hoje, exatamente hoje, o grande dragão vermelho elevou suas chamas e, envolvendo o mundo todo de uma só vez, incendiou os céus de Pequim e acendeu a Pira Olímpica, dando início à 29ª Edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Sem dúvida um espetáculo de cores e coreografias impecáveis, um misto de tecnologia e cultura milenar, uma vitrine para a futura (e única) Grande Potência Mundial expôr tudo o que tem de melhor a oferecer.

Porém a tecnologia do presente foi apenas uma coadjuvante, pois os verdadeiros astros do grande show vieram da antiquidade. Dentro do estádio “Ninho do Pássaro”, a China nos deu um tapa com luva de película e mostrou que toda a Civilização Ocidental deve muito do seu desenvolvimento a ela.

No decorrer de toda a aprensentação foi exposto a todos aquilo que poucos sabem: a origem do papel, da seda, da tipografia, da bússola, da pólvora, da pipa e até do macarrão. Sim, tudo isso foi inventado pela China muitos anos (e até mesmo séculos) antes de chegar ao Ocidente. Sem contar a filosofia de Confúcio, as artes marciais e as grandes navegações chinesas.

Diante de todo o espetáculo Olímpico dessa manhã, fez-se justiça às palavras de Napoleão e nosso Ocidente, com toda a sua imponência, pareceu tremer e diminuir. A China nos deixou bem claro hoje que já não somos mais os donos do mundo.

Anúncios

3 respostas em “O Dragão Despertou

  1. Concordo. O Dragão despertou. A ” professia napoleônica” está se cumprindo.
    Ele, Napoleão Bonaperte teria dito aos seus generais: ” Não desperteis a china. Deixai a China dormir o seu sono milenar. Ái de quem despertá-la”
    Meus parabéns pelo excelente artigo.

    Curtir

  2. Concordo. O Dragão despertou. A ” profecia napoleônica” está se cumprindo.
    Ele, Napoleão Bonaperte teria dito aos seus generais: ” Não desperteis a china. Deixai a China dormir o seu sono milenar. Ái de quem despertá-la”
    Há outra profecia semelhante que se refere a um “gigante adormecido”. Disse D.Bôsco que ” quando esse gigante despertasse seria ele a Patria do Evangélio, o coração do mundo e o exemplo para todas as nações.
    O Brasil está despertando, depois de permanecer durante séculos “deitado eternamente em berço explendido ” . Como nos asseverou Vinícius a eternidade existe enquanto dura.

    Meus parabéns pelo excelente artigo.

    Curtir

  3. Enão se esqueça do Estribo. Muito pouco do mundo ocidental teriadurado muito se os cavaleirosnão pudessem se manter firmes sob os cavalos e segurar ao mesmo tempo arma e escudo nas duas mãos.

    Sobre a profecia de Napoleão. Acreditoqueo mundo aindaestejaesperando chegar alguém tão genial quanto ele. Poucos teriam sidotão brilhantes a ponto de ver isso.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s